O secretário-geral da Fretilin, Marí Alkatiri, afirmou que prestou declarações detalhadas sobre as três queixas que apresentou ao Ministério Público (MP). Estas foram feitas contra deputados do CNRT.
“Marquei presença no Ministério Público com o objetivo de prestar declarações sobre as queixas apresentadas anteriormente contra a Comissão Política Nacional do CNRT e todos os deputados deste partido, bem como outros qutro cidadãos por denúncia caluniosa”, partilhou.
As declarações foram feitas aos jornalistas, após Alkatiri ter feito no MP as declarações mencionadas. No entanto, não quis divulgar o conteúdo do que disse, devido ao segredo de justiça.
Ainda assim, avançou que a Comissão Política Nacional e os deputados do CNRT iriam ser brevemente chamados a depor no MP. “Estou pronto para continuar a cooperar com o Ministério Público”, finalizou.
Recorde-se que o motivo desta luta contra o CNRT deve-se ao facto de deputados deste partido, liderado por Xanana Gusmão, terem acusado Alkatiri de estar envolvido num caso de suborno feito à petrolífera ConocoPhillips.