Timor-Leste apela a timorenses na Indonésia para entrarem legalmente no país

O vice-ministro do Interior, António Armindo, pediu a todos os timorenses que entram em território nacional por via terrestre a partir da Indonésia para o fazerem de forma legal. Tal deve assim ser feito através dos postos de controlo fronteiriços para cooperarem com as autoridades de saúde e cumprirem então a quarentena obrigatória.
Os postos de entrada legal no país que existem para a entrada de pessoas e bens, de acordo com a Lei Aduaneira e de Migração, são o Posto de Fronteira Mota’ain Batugade, o Posto de Fronteira Salele e o Posto de Fronteira Sakato. No entanto, nos últimos meses houve registo de muitos indivíduos a tentarem entrar no país de forma ilegal.
Uma vez que a propagação da Covid-19 está a ser muito elevada na Indonésia, estas entradas ilegais representam um perigo para a população timorense.
Como tal, o governante apelou para que sejam cumpridas “as regras do Ministério da Saúde, nomeadamente o período de quarentena, de modo a prevenir a transmissão da Covid-19 em Timor-Leste, dado a grande propagação desta doença na vizinha Indonésia”.
António Armindo disse também que, para evitar as entradas ilegais, o Comando da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) já aumentou o número de efetivos e estabeleceu fortes e rigorosas medidas para impedir a entrada ilegal na linha de fronteira terrestre.