A Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Timor-Leste informou que quer, através do projeto “Turismo ba Ema Hotu” (TBEH) da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), revitalizar o turismo timorense.
O objetivo desta iniciativa, explicou, é ajudar o Governo de Timor-Leste e a indústria turística, que perdeu rendimentos durante a crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19.
Como tal, o projeto em causa visa estimular o turismo, auxiliar as pequenas e médias empresas e ligar o setor turístico timorense à indústria turística internacional.
No comunicado divulgado pela entidade pode ler-se que, com base na análise de entrevistas aos operadores turísticos do país, nomeadamente hotéis, agências de mergulho e artesanato, o TBEH identificou três pilares para mitigar o impacto da crise: promoção, recuperação e preparação para o futuro.
“O TBEH prepara também uma iniciativa de retoma do turismo de Timor-Leste para apoiar o Ministério do Turismo, Comércio e Indústria. A ideia do TBEH inclui uma campanha que visa estimular o turismo interno, disponibilização de consulta para os pequenos e médios negócios e colaboração com as instituições de microfinanças para melhorar o acesso ao financiamento”, pode ainda ler-se, entre outras iniciativas.