A Embaixada da Austrália em Díli, capital timorense, informou que vai ajudar Timor-Leste a melhorar o sistema de gestão das fronteiras e controlo migratório. Este tema foi debatido pelo vice-ministro do Ministério do Interior, António Armindo, e a Primeira Secretária para os Assuntos Internos australianos, Wanda Sendzimir.
O foco do encontro foi o fortalecimento do mecanismo de serviço migratório através de um sistema de informação. Assim, seria assegurada a gestão das fronteiras de maneira mais adequada nos postos de migração instalados em todo o território timorense.
No comunicado divulgado por Wanda Sendzimir pode ler-se que os dois governantes conversaram “sobre como melhorar o sistema de atendimento que será estabelecido no próximo mês, incluindo o projeto do sistema de informação de gestão das fronteiras, financiado pelo Governo da Austrália”.
Também a Organização Internacional para as Migrações já se tinha comprometido a apoiar com equipamentos de gestão de fronteiras, o que incluiria um sistema de informação e análise de dados dos serviços de migração (MIDAS, em inglês) para a monitorização eletrónica dos passageiros que entram e saem do país pelos postos integrados da migração.