Timor-Leste: Aprovado Orçamento Retificativo na generalidade

O Parlamento timorense aprovou nesta terça-feira, 20 de abril, a proposta do Orçamento Retificativo através da alteração do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2021 na fase da generalidade. A aprovação decorreu através de 44 votos a favor, zero contra e 21 abstenções. 

“O Orçamento Retificativo foi aprovado na generalidade, pelo que amanhã continua a discussão e votação na especialidade”, informou o Presidente do Parlamento, Aniceto Guterres. 

Segundo o dirigente da bancada da Fretilin, Francisco Miranda Branco, o Governo precisa de avaliar a qualidade de infraestruturas perante o desenvolvimento nacional. “A bancada da Fretilin mostrou o seu apoio ao Governo para responder à situação da Covid-19 e à calamidade que causou 40 mortes a 04 de abril”, disse, referindo-se às cheias no país. 

Por sua vez, o vice-chefe da bancada do CNRT, Patrocínio Fernandes dos Reis, mencionou que o Governo submeteu, a 30 de março, a proposta do orçamento retificativo com o valor de 223,8 milhões de dólares americanos no Parlamento Nacional para pedir a alteração da mesma. 

“O Governo fez a alteração à execução do OGE de 2021 com o valor de 89 milhões de dólares americanos e pediu ainda 135,3 milhões de dólares americanos. Por isso, o total do OGE de 2021 ascende a mais de dois bilhões de dólares americanos”partilhou. 

Já o líder da bancada do PD, António da Conceição, declarou que a sua formação política apoia, desde 2018, qualquer iniciativa do Governo. 

Quanto ao vice-chefe da bancada do PLP, Francisco de Vasconcelos, considera que o OGE de 2021 trata-se de uma estimativa da proposta de alteração. “Estamos numa situação difícil com o surto da Covid-19 e o desastre natural, pelo que precisamos da contribuição de todos para enfrentarmos estes problemas”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

A maioria dos angolanos que viviam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, decidiu abandonar o local no sábado, 26…
Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin