Timor Leste

Timor-Leste: Atitudes de Xanana causam preocupação

Xanana Gusmão na imagem
Xanana Gusmão

O comportamento do ex-Presidente da República de Timor-Leste e dirigente do partido CNRT, Xanana Gusmão, está a deixar muitos responsáveis timorenses preocupados. Isto porque foram divulgadas imagens nas redes sociais em que o político aparece sem máscara e em grandes concentrações de pessoas em tempos de Covid-19. 

Este tipo de convívios de Xanana tem ocorrido ao longo das últimas semanas. O antigo chefe de Estado foi filmado em diversas ocasiões em bairros de Díli, onde está em vigor uma cerca sanitária e confinamento domiciliário obrigatório. 

Os vídeos mais recentes, divulgados no domingo por dois jornalistas timorenses, tornaram-se virais, com centenas de partilhas no Facebook no WhatsApp. Tal acontece numa altura em que a polícia timorense tem detido várias pessoas, timorenses e estrangeiros, pelo não cumprimento das medidas do confinamento domiciliário obrigatório. 

Entretanto, o ministro da Presidência do Conselho de MinistrosFidelis Magalhães, já comentou publicamente a situação. O governante recordou que o combate contra a Covid-19 deve ser de todos e que, no caso de Timor-Leste, e dadas as fraquezas do sistema de saúde, as melhores medidas são as preventivas. 

O país tem, atualmente, cerca de 200 casos ativos do novo coronavírus, o número mais elevado desde o início da pandemia.

© e-Global Notícias em Português
1 Comentário

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo