O ministro da Educação, Juventude e Desporto de Timor-Leste, Armindo Maia, anunciou nesta quinta-feira, 15 de julho, a retoma das atividades letivas presenciais em Baucau e Díli. Recorde-se que estas tinham sido suspensas devido ao aumento de casos de Covid-19 nas referidas zonas.
O governante lembrou que a suspensão das atividades letivas estava em vigor apenas em Baucau e Díli. Nos restantes municípios as atividades continuaram a decorrer normalmente.
“Hoje anunciei oficialmente a retoma das aulas presenciais nestes dois municípios pois a taxa de incidência do número de casos ativos da Covid-19 no território, incluindo em Díli e Baucau, não tem registado um aumento significativo nas últimas semanas”, declarou numa conferência de imprensa realizada em Vila Verde, Díli.
Ainda de acordo com a mesma fonte, o aumento da vacinação contra a Covid-19 é igualmente uma das razões para o reinício das aulas presenciais, principalmente em Díli. Neste município 56% das pessoas já receberam a primeira dose da vacina, inclusive professores e funcionários escolares, de acordo com os dados divulgados.
Armindo Maia apelou aos professores e alunos para que continuassem a cumprir as medidas de prevenção contra o coronavírus, como o distanciamento social, a lavagem frequente das mãos e o uso de máscara.