No âmbito da visita ao país, Penny Wong, ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália, anunciou alterações legislativas para facilitar a viabilidade comercial da conversão do poço Bayu-Undan, localizado em águas de Timor Leste, numa estrutura de captura e armazenamento de carbono e disse compreender ambição do país ter um gasoduto.
“Apresentámos recentemente um projeto de lei no Parlamento para dar efeito às alterações ao Protocolo de Londres, permitindo-nos cumprir as obrigações internacionais em matéria de carbono e facilitar a consideração comercial de Bayu-Undan”, afirmou Penny Wong. A ministra australiana lembrou que o poço de Bayu-Undan representou um contributo significativo para Timor-Leste, uma vez que as receitas do campo, agora quase esgotado, formam o grosso do Fundo Petrolífero e dos gastos públicos.
Nas suas declarações, Penny Wong reconheceu também a importância do projeto do Greater Sunrise para a soberania e a resiliência económica de Timor-Leste, afirmando que Camberra compreende a vontade timorense de ter um gasoduto. “A Austrália tem estado a ouvir atentamente para compreender as vossas ambições para o Greater Sunrise. Posso assegurar-vos que o compromisso de Timor Leste com o processamento em terra e com o projeto Tasi Mane da costa sul é claramente compreendido”, admitiu.