Oceânia | Timor Leste

Timor-Leste: Austrália quer reforçar cooperação com o país

Parlamento de Timor-Leste

O Embaixador da Austrália residente em Timor-Leste, Peter Llewilyn Roberts, reuniu-se nesta segunda-feira, 21 de outubro, com o Presidente timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, com o objetivo de discutirem o reforço da cooperação bilateral entre ambos os países. O encontro decorreu no Palácio Presidencial, em Díli.

Após a reunião o diplomata afirmou, em declarações aos jornalistas, que foi abordada a evolução recente das relações bilaterais entre os dois países, tendo recordado que o chefe da missão da Força Internacional para Timor-Leste (INTERFET), Peter John Cosgrove, efetuou em setembo uma visita oficial ao país asiático, acompanhado pelos ministros da Defesa, dos Negócios Estrangeiros e dos Veteranos.

De acordo com a mesma fonte, a referida visita serviu para consolidar a cooperação bilateral, reforçada na altura da celebração do 20.º aniversário da Consulta Popular. Foi também mencionado que Timor-Leste e Austrália assinaram diversos acordos de cooperação em várias áreas, entre as quais as da economia e segurança marítima, bem como a assinatura do Tratado das Fronteiras Marítimas.

Llewilyn Roberts salientou igualmente a necessidade de reforçar os laços de amizade e cooperação entre ambos os territórios, bem como de identificar novas áreas para a cooperação.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo