Timor-Leste: Banco Mundial prevê que economia do país caia 5%

O Banco Mundial prevê que a economia de Timor-Leste recue pelo menos 5% este ano, tendo em conta o impacto causado pelas medidas tomadas para prevenir a pandemia da Covid-19 e a incerteza política existente no país.

A nova previsão, partilhada através da divulgação de um relatório da entidade financeira, corrige em baixa a previsão da instituição apresentada a 31 de março, altura em que previa uma descida no Produto Interno Bruto (PIB) de 2,8%, o que indicava uma forte correção face à previsão feita no ano passado, que apontava para um crescimento de 4,6% em 2020.

No “Relatório Económico de Timor-Leste: uma nação sob pressão” é mencionado que para evitar aquilo que será “o choque económico mais profundo na história de Timor-Leste desde a independência” requer “ações políticas ousadas e um forte consenso político”.

“Os formuladores de políticas têm a tarefa extremamente difícil de minimizar os riscos à saúde enquanto protegem os meios de subsistência das pessoas”, disse o economista do Banco Mundial em Timor-Leste, Pedro Martins, acrescentando ser “crucial que as escolhas de políticas económicas e de saúde considerem as evidências emergentes e as circunstâncias específicas de Timor-Leste”.

O documento sublinha os “consideráveis efeitos económicos negativos” do novo coronavírus, com “restrições internacionais de viagens, interrupções comerciais e medidas de saúde pública” para conter o surto, mas que “prejudicarão a atividade económica doméstica”.

Como tal, o Banco Mundial defendeu a necessidade de haver “um plano de resposta económica eficaz” que dê “alívio vital às famílias e empresas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…