Timor-Leste: CE e CSDS querem continuação do Estado de Emergência

O Conselho de Estado (CE) e o Conselho Superior de Defesa e Segurança (CSDS) recomendaram ao chefe de Estado, Francisco Guterres Lu-Olo, que enviasse uma carta ao Parlamento a solicitar a discussão sobre uma nova declaração do Estado de Emergência, por mais 30 dias. 

A recomendação foi feita nesta segunda-feira, 26 de abril. “Os dois conselhos recomendaram ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Oloo envio do pedido do Governo ao Parlamento Nacional com o objetivo de discutir a extensão do Estado de Emergência, que, em caso de aprovação, será posteriormente decretado pelo chefe de Estado”, informou o chefe da Casa Civil da Presidência da República, Francisco Vasconcelos. 

Também de acordo com a mesma fonte, o pedido de prolongamento do Estado de Emergência deve-se ao aumento exponencial do número de infeções por Covid-19, bem como à existência de transmissão local e comunitária, como se pode ler no relatório do Centro Integrado de Gestão e Crises. 

Assim, os dois conselhos analisaram a situação e recomendaram ao Presidente da República o envio do pedido de discussão ao Parlamento. 

Vasconcelos acrescentou que a decisão da extensão cabe exclusivamente ao Parlamento. Tal acontece numa altura em que o país tem, atualmente, 1.016 infeções ativas e 29 recuperações da Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

As remessas da diáspora portuguesa em Angola aumentaram 37,5% em julho, o que significa 41,3 milhões de euros. Estes são…
Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

O Ministério das Finanças de Cabo Verde indica que o ‘stock’ da dívida pública aumentou, até julho, 152,5% do Produto Interno…
Moçambique: Autoridades preocupadas com aumento de agiotas

Moçambique: Autoridades preocupadas com aumento de agiotas

O Gabinete Provincial de Combate à Corrupção em Sofala está preocupado com o aumento de agiotagem ou de indivíduos que…
Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Alguns russos decidiram incendiar postos de recrutamento desde o início da mobilização parcial de reservistas decretada pelo Presidente do país, Vladimir…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin