O Diretor-Geral de Desenvolvimento Rural do Ministério da Administração Estatal de Timor-Leste, Rosito Guterres, declarou que a construção de casas para famílias desfavorecidas no âmbito do projeto “Uma Kbi’it La’ek” (UKL, em tétum) alcançou os 25% em 12 municípios.
“A construção de casas no âmbito do ‘Uma Kbi’it La’ek’ para 1.254 beneficiários em todo o território nacional já atingiu os 25%, com exceção da Região Administrativa Especial de Oecusse e Ambeno (RAEOA)”, disse.
A mesma fonte acrescentou que a construção nos municípios de Covalima, Díli, Liquiçá e Manufahi atingiu os 50%. A expectativa é finalizar algumas construções até ao final de agosto.
Rosito Guterres afirmou que o Governo prevê 34 milhões de dólares norte-americanos (cerca de 28 milhões de euros) para o projeto de construção “Uma Kbi’it La’ek”. Dessa quantia, 25 milhões de dólares são para obras e o restante é para a aquisição de equipamentos e o pagamento de salários dos trabalhadores.