Ásia | Timor Leste

Timor-Leste chega a acordo com Indonésia para definição de fronteira terrestre

O Governo timorense chegou a acordo com o Governo da Indonésia sobre a definição de dois troços da fronteira terrestre entre ambos os países, tendo ficado decidido continuar a negociar para a delimitação permanente das fronteiras marítimas.

O acordo foi definido durante uma reunião ocorrida entre o negociador de Timor-Leste para fronteiras, Xanana Gusmão, e o ministro Coordenador dos Assuntos Políticos, Jurídicos e de Segurança indonésio, Wiranto.

“Chegámos a acordo para a delimitação das secções não resolvidas da fronteira terrestre, nomeadamente em Noel Besi-Citrana e em Bidjael Sunan-Oben”, afirmou Wiranto à imprensa indonésia após o encontro que decorreu em Jacarta, salientando ainda o clima favorável de negociação e a “abordagem fraterna” existente, o que tornou possível alcançar um acordo benéfico para ambas as partes.

Gusmão elogiou igualmente o acordo alcançado, referindo que está convicto de que as negociações sobre as fronteiras marítimas decorrerão no mesmo ambiente de cooperação. Recorde-se que o político timorense liderou, em nome do seu país, as negociações com a Austrália para a delimitação permanente das fronteiras marítimas, o que fez com que o Governo de Timor-Leste tivesse mantido vários encontros com Jacarta sobre as fronteiras terrestres e marítimas entre os dois países.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo