O Coordenador do Estado Maior do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) de Timor-Leste, o Comodoro Donaciano Costa Gomes, e o Embaixador da Indonésia no país, Sahat Sitorus, debateram sobre mecanismos de prevenção da Covid-19, principalmente no que diz respeito a travar a circulação irregular na fronteira entre os dois países.
O encontro decorreu no edifício do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. Os representantes de Timor-Leste e Indonésia conversaram sobre as referidas entradas irregulares na linha fronteiriça nos municípios de Bobonaro e Covalima e na Região Administrativa Especial de Oecusse Ambeno (RAEOA).
“Falámos ainda sobre o transporte de mercadorias e a troca de condutores no posto fronteiriço de Batugadé, no município de Bobonaro, e no de Mota Masin, no município de Covalima”, afirmou Pedro Klamar Fuik.
De acordo com o comodoro, a reunião visou o combate à crise causada pela Covid-19. Assim, agradeceu ao diplomata indonésio o empenho na luta contra a propagação do novo coronavírus entre os dois vizinhos.
Por sua vez, o Embaixador Sahat Sitorus declarou que as duas nações concordam com o controlo da fronteira terrestre como mecanismo de combate à Covid-19.