A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Timor-Leste e o Presidente da República, José Ramos-Horta, reuniram-se nesta segunda-feira, 27 de junho, para analisarem o processo das próximas eleições parlamentares.
A informação foi avançada aos jornalistas pelo presidente da CNE, José Belo. “Durante a reunião abordámos a atualização da base de dados dos eleitores e a introdução de um sistema biométrico também em braille, para que as pessoas com problemas visuais possam também exercer o direito de voto”, disse, citado pela “Tatoli”.
Segundo o responsável, a base de dados não é atualizada há muitos anos. Quanto ao sistema biométrico, prosseguiu, “os cidadãos que recentemente se deslocaram ao estrangeiro podem igualmente participar nas eleições, apesar do recenseamento eleitoral ter sido feito em Timor-Leste”.
A reunião com Ramos-Horta teve como objetivo pedir-lhe que cooperasse com o Governo na procura de um mecanismo em braille. Por sua vez, o chefe de Estado incentivou a CNE a continuar a desempenhar as suas funções com profissionalismo.