Timor-Leste: CNRT preocupado com saldo da conta do Tesouro

A bancada do Congresso Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) disse estar preocupada com o saldo disponível na conta do Tesouro do Estado. O motivo deve-se ao facto de restarem apenas 59,7 milhões de dólares norte-americanos. 

Segundo a deputada Carmelita Caetano Moniz, do CNRT, os dados do portal de Transparência indicam que a execução orçamental registou 19,5% até ao momento, o que equivale a um montante superior a 460 milhões de dólares (386 milhões de euros) do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2021. 

Moniz recordou que o ministro das Finanças, Rui Gomes, declarou a 05 de janeiro que a liquidez do OGE era de 325 milhões de dólares (273 milhões de euros), considerado suficiente pelo próprio para o financiamento de todas as despesas do Estado a curto prazo, como as do pagamento de dívidas. 

A deputada acrescentou que, de acordo com informações do Banco Central de Timor-Leste (BCTL), divulgadas a 23 de fevereiro, o Governo já tinha realizado uma transferência de 200 milhões de dólares norte-americanos (168 milhões de euros) do Fundo Petrolífero. 

Ainda segundo a ex-Presidente da Comissão A do Parlamento Nacional, o total do orçamento disponível é de 525 milhões de dólares (440 milhões de euros), contando com o levantamento realizado até ao momento. 

“Esta situação significa que o nosso saldo atual é agora de 59,7 milhões de dólares americanos. Com este saldo, será necessário realizar um novo levantamento do Fundo Petrolífero para o OGE de 2021 ainda neste mês”, questionou. 

Comissão C reage às declarações do CNRT 

Em resposta a esta pergunta, a Presidente da Comissão C, que lida com os Assuntos das Finanças Públicas, Maria Angélica Rangel, contestou o que foi dito pelo maior partido da oposição no país e lembrou que o Governo realizou, a 23 de fevereiro, uma transferência de 200 milhões de dólares (168 milhões de euros) do Fundo Petrolífero. 

“O nosso saldo atual no Tesouro é de 321,2 milhões de dólares. O Governo executou já, no primeiro trimestre deste ano, um montante de 284 milhões de dólares americanos dos 1,895 mil milhões [OGE 2021] aprovados pelo Parlamento, o equivalente a 19%, o que significa que temos ainda dinheiro suficiente. Não sei onde é que a deputada do CNRT obteve aqueles dados”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin