O Vice-Presidente da Comissão Política Nacional (CPN) do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), Virgílio Smith, pediu ao Governo que cooperasse com o acto de humanismo de Xanana Gusmão no centro de isolamento de Vera Cruz.
A conferência de imprensa dada pelo partido visou apoiar o seu dirigente, que, referiu, defende o direito do povo e corrige irregularidades no tratamento das vítimas de Covid-19.
Também de acordo com Smith, o CNRT quer conciliar as regras da Organização Mundial da Saúde (OMS) com a cultura timorense. “O partido do CNRT apelou ao Governo que cooperasse com a ação de Kay Rala Xanana Gusmão no sentido de resolver o problema e dignificar a cultura de Timor-Leste”, partilhou.
A formação política deixou igualmente um apelo ao povo, tendo pedido para que este respeitasse sempre as regras e o protocolo da Covid-19 da OMS. No entanto, frisou, “cada um tem direito a seguir a sua cultura”.
“O objetivo do líder nacional é corrigir o protocolo em relação à Covid-19 em Timor-Leste, considerando-o inconsistente e discriminatório, nomeadamente em relação ao processo fúnebre que não segue a cultura, valores religiosos e tradições de Timor-Leste”, concluiu.