Timor-Leste: Comissão de inquérito parlamentar timorense sobre projetos de obras entra em funções

A comissão de inquérito parlamentar timorense sobre projetos de obras, composta por 11 membros, tomou posse esta terça-feira, 30 de outubro. Esta medida, que foi aprovada dias antes das eleições de 2017, serve para analisar 142 projetos polémicos, avaliados em cerca de 350 milhões de dólares (307 milhões de euros), no total.

Foram as bancadas da oposição, Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) e Partido Democrático (PD), que solicitaram a comissão, para que fossem averiguados mais dados sobre os projetos.

Quem preside a esta comissão é Antoninho Bianco (Fretilin), sendo Adriano do Nascimento (PD) o vice-presidente e Maria Anabela Silva (Fretilin) a secretária. Fazem ainda parte do grupo de 11 deputados das três bancadas do Governo o Partido Libertação Popular (PLP), o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) e Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO).

A Fretilin já tinha criticado durante este mês de outubro a demora que estava a ocorrer na criação da comissão parlamentar, altura em que acusou a mesa de dificultar o processo. A comissão vai agora avaliar os 142 projetos, relacionados com estradas e pontes, que foram assinados por diversos ministros do VI Governo dias antes das eleições legislativas de 2017.

O Orçamento Geral do Estado prevê que sejam investidos, ainda em 2018, 13 milhões de dólares nos polémicos projetos. Em 2019 deverão ser investidos mais de 280 milhões de dólares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

UE doa 50 milhões de euros à ONU para refugiados palestinianos

UE doa 50 milhões de euros à ONU para refugiados palestinianos

A União Europeia (UE) anunciou o envio da próxima parcela de 50 milhões de euros para a Agência das Nações…
Angola: Cinco bailarinos cabo-verdianos participam na Mostra de Artistas – PROCULTURA

Angola: Cinco bailarinos cabo-verdianos participam na Mostra de Artistas – PROCULTURA

Os bailarinos Mano Preto, Rosy Timas, Elisabete Fernandes, Djamilson Barreto e Djam Neguin estão selecionados para participar no “Concurso para…
Reino Unido vai reabrir embaixada em Timor-Leste

Reino Unido vai reabrir embaixada em Timor-Leste

A ministra de Estado do Reino Unido para o Indo-Pacífico, Anne Marie-Trevelyan, anunciou nesta sexta-feira, 01 de março, a reabertura…
Angola: Aprovada execução trimestral do OGE 2023 sem apoio da UNITA

Angola: Aprovada execução trimestral do OGE 2023 sem apoio da UNITA

O relatório de execução orçamental do terceiro trimestre de 2023 foi aprovado no Parlamento angolano através de maioria parlamentar. Os…