A cidade de Díli, capital de Timor-Leste, vai acolher esta semana a Conferência da Associação de Estudos de Timor-Leste (TLSA, na sigla em inglês), que terá como tema principal os 20 anos do referendo de independência de do país, além do desenvolvimento económico do mesmo, a língua, a cultura e a saúde reprodutiva e sexual.
Será realizada assim a 7.ª edição da TLSA, que tem como tema “Entender Timor-Leste” e que reúne vários investigadores e académicos timorenses, portugueses, australianos, brasileiros e canadianos, entre outros. Ao todo, a organização do evento espera que haja mais de 200 intervenções este ano, que irão ser feitas em tétum, português, inglês e indonésio.
Serão efetuados debates paralelos em vários espaços da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) sobre vários assuntos, como o movimento de solidariedade internacional com Timor-Leste, o papel da Organização das Nações Unidas na transição para a independência, o turismo, a pequena indústria e o desenvolvimento da língua em Timor-Leste.
A conferência académica, bianual, foi organizada em conjunto pela UNTL, pela Swinburne University of Technology, da cidade australiana de Melbourne, e pelo Centro Nacional Chega.