Timor Leste

Timor-Leste: ConocoPhillips vende ativos no Mar de Timor por 1,39 mil milhões de dólares

© Pxhere

A multinacional norte-americana ConocoPhillips informou que já chegou a acordo para vender à Santos as suas subsidiárias que controlam ativos e operações na região Austrália-Oeste, incluindo no Mar de Timor, por 1,39 mil milhões de dólares (1,26 mil milhões de euros).

Em causa estão subsidiárias que controlam a participação de 56,9% na instalação de Gás Natural Liquefeito (GNL) em Darwin e no campo petrolífero Bayu-Undam, recurso em águas timorenses no Mar de Timor e que está atualmente na reta final da produção.

O pacote vendido inclui igualmente as subsidiárias que controlam uma participação de 37,5% no projeto Barossa e no campo petrolífero de Caldita, a sua participação de 40% no campo Poseidon e a participação de 50% no campo Athena.

A empresa disse ainda em comunicado que vai manter a sua participação de 37,5% no projeto de GNL Austrália Pacifico e as funções de operador nessa unidade de GNL.

A operação de desinvestimento da petrolífera norte-americana ocorre um ano após a ConocoPhillips ter vendido à petrolífera timorense, Timor Gap, a sua participação de 30% no consórcio do Greater Sunrise, no mar de Timor.

A empresa mostrou satisfação pelo acordo de venda, no valor de 350 milhões de dólares (317 milhões de euros), e reconhece “divergências” com o Governo sobre o modelo de exploração, uma vez que Timor-Leste quer um gasoduto para o Sul do país e a petrolífera queria usar o existente para Darwin.

A empresa refere também que a produção associada aos ativos vendidos à Santos foi de aproximadamente 50 mil barris de petróleo-equivalente por dia (MBOED) durante o primeiro semestre deste ano. As reservas dos ativos ascendiam a, aproximadamente, 39 milhões de barris no final de 2018.

A operação de venda anunciada precisa de autorizações dos reguladores, esperando-se que fique concluída no primeiro trimestre de 2020.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo