O Ministério das Finanças de Timor-Leste informou, através de um documento, que a construção do Porto de Tíbar chegou a 72% até ao final de dezembro de 2021.
De acordo com a “Tatoli”, o Governo desembolsou, através da conta de garantia do Fundo de Viabilidade gerido pelo Ministério das Finanças, 84,1 milhões de dólares americanos entre agosto e dezembro de 2021. A quantia foi então destinada às obras de construção a cargo da empresa Timor Port SA, concessionária do projeto Parceria Público-Privada do Porto de Baía de Tíbar.
A conclusão das obras está prevista para maio deste ano de 2022, indica o mesmo documento do Ministério das Finanças.
“Quando a construção terminar e começarem as operações, o Porto da Baía de Tíbar substituirá o de Díli para que sejam permitidas as atividades de importação e exportação com capacidade anual de carregamentos de um milhão de contentores”, pode ainda ler-se.
O objetivo do novo porto consiste em apoiar o país na diversificação da produção interna, facilitando a conectividade marítima com a região asiática, ligando também o país ao mercado global e melhorando o acesso a comércio e outras indústrias.