Timor-Leste: Construção do Porto de Tíbar alcançou os 72% em 2021

O Ministério das Finanças de Timor-Leste informou, através de um documento, que a construção do Porto de Tíbar chegou a 72% até ao final de dezembro de 2021. 

De acordo com a “Tatoli”, o Governo desembolsou, através da conta de garantia do Fundo de Viabilidade gerido pelo Ministério das Finanças, 84,1 milhões de dólares americanos entre agosto e dezembro de 2021. A quantia foi então destinada às obras de construção a cargo da empresa Timor Port SA, concessionária do projeto Parceria Público-Privada do Porto de Baía de Tíbar. 

A conclusão das obras está prevista para maio deste ano de 2022, indica o mesmo documento do Ministério das Finanças. 

“Quando a construção terminar e começarem as operações, o Porto da Baía de Tíbar substituirá o de Díli para que sejam permitidas as atividades de importação e exportação com capacidade anual de carregamentos de um milhão de contentores”, pode ainda ler-se. 

O objetivo do novo porto consiste em apoiar o país na diversificação da produção interna, facilitando a conectividade marítima com a região asiática, ligando também o país ao mercado global e melhorando o acesso a comércio e outras indústrias.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

O espetáculo “Nuvem”, de Carlos Manuel Rodrigues, vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, estreia…
Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…