O Governo timorense informou que os trabalhos de construção do Porto de Tibar estão a progredir, com cerca de 400 trabalhadores, nacionais e estrangeiros, a garantirem o andamento da construção. Até ao momento não está prevista qualquer suspensão por parte do Governo ou da Timor Port S.A., concessionária do projeto.
Entretanto, estão a ser executadas atividades relacionadas com o projeto de execução detalhado, de construção de instalações temporárias, de produção de agregados na pedreira e de consolidação do aterro reclamado ao mar, através de colunas de pedra em terra e no mar. Encontram-se igualmente em curso ensaios e testes das estacas de ferro e das peças pré-fabricadas do cais em betão armado. Já os trabalhos de dragagem terminaram e estão agora a ser desmobilizados os equipamentos de dragagem.
No entanto, devido ao surto do coronavírus, a Timor Port e a China Harbour Timor, empresa subcontratada pela concessionária, têm vindo a adotar medidas de prevenção e controlo da equipa, das quais se inclui o isolamento de todos os funcionários que viajam da China durante os 14 dias anteriores e posteriores à viagem.
São ainda realizados relatórios diários de registo de viagens e condições de saúde a todo o pessoal de todas as nacionalidades que trabalham no projeto de construção do Porto de Tibar, além de ser obrigatório o uso de máscaras e a adoção de medidas de controle de higiene no escritório e nas instalações sociais.
Os funcionários que regressaram de férias devido ao novo Ano Chinês não retomaram as suas atividades, tendo sido também limita a chegada a Timor-Leste dos trabalhadores que não regressaram até agora.
Apesar de tudo, mesmo com limitações, o Governo assegurou que os trabalhos irão prosseguir e continuarão a ser tomadas todas as medidas no sentido de salvaguardar a segurança das pessoas e da saúde pública.