Timor-Leste: Coronavírus limita trabalhos de construção do Porto de Tibar

O Governo timorense informou que os trabalhos de construção do Porto de Tibar estão a progredir, com cerca de 400 trabalhadores, nacionais e estrangeiros, a garantirem o andamento da construção. Até ao momento não está prevista qualquer suspensão por parte do Governo ou da Timor Port S.A., concessionária do projeto. 

Entretanto, estão a ser executadas atividades relacionadas com o projeto de execução detalhado, de construção de instalações temporárias, de produção de agregados na pedreira e de consolidação do aterro reclamado ao mar, através de colunas de pedra em terra e no mar. Encontram-se igualmente em curso ensaios e testes das estacas de ferro e das peças pré-fabricadas do cais em betão armado. Já os trabalhos de dragagem terminaram e estão agora a ser desmobilizados os equipamentos de dragagem. 

No entanto, devido ao surto do coronavírus, a Timor Port e a China Harbour Timor, empresa subcontratada pela concessionária, têm vindo a adotar medidas de prevenção e controlo da equipa, das quais se inclui o isolamento de todos os funcionários que viajam da China durante os 14 dias anteriores e posteriores à viagem. 

São ainda realizados relatórios diários de registo de viagens e condições de saúde a todo o pessoal de todas as nacionalidades que trabalham no projeto de construção do Porto de Tibar, além de ser obrigatório o uso de máscaras e a adoção de medidas de controle de higiene no escritório e nas instalações sociais. 

Os funcionários que regressaram de férias devido ao novo Ano Chinês não retomaram as suas atividades, tendo sido também limita a chegada a Timor-Leste dos trabalhadores que não regressaram até agora. 

Apesar de tudo, mesmo com limitações, o Governo assegurou que os trabalhos irão prosseguir e continuarão a ser tomadas todas as medidas no sentido de salvaguardar a segurança das pessoas e da saúde pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin