O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Julião da Silva, informou que o debate sobre a delimitação das fronteiras terrestres entre Timor-Leste e Indonésia ainda não foi retomado. O motivo deve-se à Covid-19, explicou.
“Dada a situação da pandemia da Covid-19, não retomámos ainda as negociações sobre a delimitação das fronteiras”, disse no Palácio Presidencial, à margem da cerimónia de tomada de posse dos embaixadores timorenses que exercerão funções no estrangeiro.
Também segundo Julião da Silva, a retoma do tema irá depender da situação epidemiológica da Indonésia. Existem ainda dois outros assuntos que têm de ser debatidos entre ambos os países nas fronteiras terrestres, nomeadamente em Oecusse, nas zonas de Bidjael Sunan-Oben e NoelBesi Citrana.
Foi em 2019, em Jacarta, capital da Indonésia, que a equipa de negociação das fronteiras de Timor-Leste, liderada por Xanana Gusmão, reuniu-se com o antigo ministro coordenador dos Assuntos Políticos e da Justiça da Indonésia, Wiranto, e a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Retno Marsudi. Entretanto surgiu a pandemia, no primeiro trimestre de 2020.