Timor-Leste cria Comissão de Luta contra o Tráfico de Pessoas

O diploma que cria a Comissão de Luta contra o Tráfico de Pessoas em Timor-Leste já foi promulgado e publicado no Jornal da República. Este documento tinha sido anteriormente aprovado pelo Conselho de Ministros, sob proposta do ministro da Justiça, Manuel Cárceres da Costa. 

A comissão criada assegura que haverá uma ação coordenada entre os vários intervenientes na luta contra o tráfico humano, de maneira a que sejam definidas as necessárias políticas e estratégias para uma eficaz prevenção e luta contra este crime. 

Nessa estrutura estão representados muitos serviços e entidades públicas das áreas da justiça e da segurança, e também representantes da sociedade civil. Trata-se de uma iniciativa que vem cumprir o disposto na Lei da Prevenção e Luta Contra o Tráfico de Pessoas, garantindo a existência de uma estrutura de coordenação interministerial especialmente incumbida de coordenar, a nível nacional, as diferentes entidades responsáveis pela prevenção e luta contra o tráfico de pessoas. 

Cabe também à nova comissão a promoção e garantia da cooperação com as entidades estrangeiras no combate ao tráfico humano, bem como acompanhar a aplicação das disposições das convenções que o país tenha aprovado ou venha a aprovar em matéria relacionada com este tipo de crime. 

Segundo o porta-voz do VIII Governo Constitucional, o ministro Fidelis Magalhães, a criação desta comissão, “além de vir cumprir o disposto na Lei da Prevenção e Luta Contra o Tráfico de Pessoas e com as obrigações internacionais nesta matéria, demonstra que Timor-Leste está comprometido e empenhado em reunir todos os esforços necessários para prevenir e combater este crime hediondo que atenta contra a dignidade humana”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…