Timor Leste

Timor-Leste cria fórum para combater violência de género

Duas organizações timorenses, que contaram com o apoio de diversas instituições internacionais, lançaram um novo fórum nacional para reforçar os esforços conjuntos de combate à violência de género em Timor-Leste. Tal foi criado no quadro da Iniciativa Spotlight.

O novo Fórum Nacional para o Fim da Violência contra Mulheres e Meninas (Fórum EVAWG, na sigla em inglês), foi lançado em conjunto pela organização timorense Rede das Mulheres e pela organização não-governamental (ONG) internacional World Vision.

Recorde-se que a Spotlight, da União Europeia (UE) e da Organização das Nações Unidas (ONU), é um programa global de combate a todas as formas de violência contra as mulheres. O investimento para esta iniciativa é de 13,5 milhões de euros em três anos.

“Estamos fortemente empenhados no fim do terrível crime de violência contra mulheres e raparigas, algo que constitui uma mancha terrível para todas as nossas sociedades”, declarou o embaixador da UE em Díli, Andrew Jacobs, através de um comunicado.

“Seria impossível combater com êxito a violência de género sem que a sociedade civil desempenhasse um papel importante. As organizações da sociedade civil são muitas vezes as primeiras a detetar e a responder aos problemas”, disse ainda.

Já o coordenador residente da ONU em Timor-Leste, Roy Trivedy, afirmou que “a violência contra as mulheres e as raparigas é um flagelo que deve ser eliminado em todas as sociedades. Em Timor-Leste, se conseguirmos abordar a violência de género nos próximos cinco a dez anos, podemos estar certos de que as nossas hipóteses de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 aumentarão substancialmente”.

“O Fórum Nacional para o Fim da Violência Contra as Mulheres e Meninas abre um espaço para uma maior colaboração para eliminar, de uma vez por todas, todas as formas de violência contra mulheres e meninas”, concluiu.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo