Especialistas de diversos países começaram a participar a partir desta segunda-feira, 07 de setembro, num colóquio internacional ‘online’ dedicado a Timor-Leste.
O evento, que durará a semana toda, conta assim com mais de 120 especialistas. Serão vários os temas analisados tendo em conta o país, entre os quais política, economia, educação, língua e ambiente.
A organização do colóquio ficou a cargo da secção portuguesa da Timor-Leste Studies Association e decorre sob o tema ‘Timor-Leste: a ilha e o Mundo’. Esta iniciativa tem o apoio do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, da Associação Ibero-Americana de Estudos do Sudeste Asiático e da Universidade Aberta.
Estão igualmente envolvidas muitas instituições timorenses, como a Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), o Centro Cultural Português na Embaixada de Portugal em Díli, o Centro Nacional Chega!, o Human Rights Centre e a Fundação Oriente.
De acordo com os organizadores, será dada maior atenção ao conhecimento produzido no âmbito das Ciências Sociais e das Humanidades, incluindo História, Antropologia, Sociologia, Geografia, Psicologia, Ciência Política, Estudos de Género e outros.