Timor-Leste: Deputados pedem que mulheres timorenses escravizadas nos EAU sejam ajudadas

Os deputados do Parlamento timorense pediram ao Governo que resolvesse a situação ilegal das sete trabalhadoras timorenses que se encontram no Dubai, cidade dos Emirados Árabes Unidos (EAU). As alegadas vítimas queixam-se de tráfico humano e escravatura. 

O deputado da Fretilin, Antonino Bianco, lembrou que o Estado tem como função a proteção de cidadãos timorenses no estrangeiro. [A Polícia Científica de Investigação Criminal] deteve alguns cidadãos estrangeiros por suspeita de tráfico humano. É preciso que o Estado evite situações futuras idênticas”, afirmou no Parlamento, citado pela “Tatoli”. 

Por sua vez, o deputado Adriano do Nascimento, do Partido Democrático, pediu ao Governo que se coordenasse com o Governo do Dubai, de maneira a encontrar uma solução. “O Governo timorense tem de prestar a assistência legal e não abandonar as nossas trabalhadoras timorenses”, declarou. 

Em resposta aos apelos, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Julião da Silva, partilhou que o Executivo já tomou medidas que levem à resolução do caso. “No que toca ao caso das sete trabalhadoras que estão no Dubai, os dois governos, através da PCIC [Polícia Científica de Investigação Criminal] e da INTERPOL, estão a acompanhar atentamente o assunto. Posso adiantar que o MNEC [Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação] entrou também em contacto com o Cônsul de Timor no Líbano”, concluiu. 

A PCIC deteve na semana passada três timorenses e dois estrangeiros por suspeita de crime de tráfico humano, no âmbito do referido caso das sete trabalhadoras nos EAU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Guiné Equatorial: Presidente vai a Portugal visitar sede da CPLP

Guiné Equatorial: Presidente vai a Portugal visitar sede da CPLP

O Presidente equato-guineense, Teodoro Nguema Mbasogo, vai visitar a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) esta terça-feira,…
Moçambique: Nyusi diz que situação em Cabo Delgado está sob controlo

Moçambique: Nyusi diz que situação em Cabo Delgado está sob controlo

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, garantiu que a situação está controlada na província de Cabo Delgado. Recorde-se que…
Angola: Biden anuncia financiamento para energias limpas no país

Angola: Biden anuncia financiamento para energias limpas no país

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou a implantação de sistemas de produção de energia fotovoltaica…
Europa: Von der Leyen quer ver Putin na cimeira do G20

Europa: Von der Leyen quer ver Putin na cimeira do G20

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou que é a favor da participação dos países ocidentais na…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin