O ministro da Presidência do Conselho de Ministros de Timor-Leste, Fidelis Magalhães, reuniu-se com o Encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos da América em Timor-Leste, Thomas Daley, de acordo com o site oficial do Governo timorense.
O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 08 de novembro, no Palácio do Governo, em Díli. Daley informou o governante que o país registou um elevado desempenho no ranking de indicadores políticos selecionados pela agência norte-americana Millennium Challenge Corporation (MCC) para determinar a elegibilidade dos países aos seus programas de assistência durante o ano financeiro de 2022.
Segundo os dados dessa análise, que serão publicados oficialmente nesta terça-feira, dia 09, dos 20 indicadores analisados, 15 foram positivos. Trata-se do valor mais alto de sempre, permitindo a Timor-Leste manter a sua elegibilidade para aceder aos programas de parceria com a MCC.
O processo de seleção é efetuado através de informações de entidades externas independentes para assegurar uma comparação objetiva de todos os países candidatos.
Recorde-se que o Conselho de Administração da MCC selecionou Timor-Leste para um Programa Compacto em dezembro de 2017 e que Fidelis Magalhães assinou em 2018 um Acordo de Financiamento Inicial com a MCC para a criação de uma equipa (CDT-TL), integrada no programa MCC. A mesma é responsável por identificar os setores económicos a serem desenvolvidos durante a implementação do programa.