Timor Leste

Timor-Leste e a Austrália chegam a acordo sobre fronteiras no mar de Timor

O Tribunal Permanente de Arbitragem de Timor-Leste emitiu um comunicado de imprensa no primeiro dia de setembro, após as reuniões realizadas em Copenhaga, na Dinamarca, no qual anuncia um “grande avanço” no acordo de definição de fronteiras marítimas no Mar de Timor, entre Timor-Leste e Austrália.

Segundo o mesmo comunicado, as delegações de Timor-Leste e da Austrália realizaram diversas reuniões confidenciais com a Comissão de Conciliação como parte de um diálogo estruturado que está a ser conduzido de acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS, sigla inglesa), avança o portal do Governo de Timor-Leste.

Um dos pontos destas negociações é o campo Greater Sunrise, localizado em 1974, e contém reservas estimadas de 5,1 mil milhões de pés cúbicos de gás. Está localizado no mar de Timor, aproximadamente a 150 quilómetros a sudeste de Timor-Leste e a 450 quilómetros a noroeste de Darwin, na Austrália.

Os dois países vão continuar a reunir-se com a Comissão de Conciliação a fim de concluir as negociações em outubro. Sobre o acordo entre os dois países, o Governo português já emitiu um comunicado a saudar o acontecimento.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo