O Governo timorense informou nesta terça-feira, 31 de janeiro, que Timor-Leste e os países-membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) vão definir as linhas mestras do processo de adesão durante uma reunião marcada para esta semana. O encontro vai decorrer em Jacarta, na Indonésia.
Segundo a ministra timorense dos Negócios Estrangeiros, Adaljiza Magno, é a primeira reunião em que Timor-Leste participa como observador numa reunião da ASEAN.
“Trata-se da reunião do Conselho Coordenador da ASEAN (CCA), uma reunião ao nível de ministros dos Negócios Estrangeiros, e é o primeiro encontro em que Timor-Leste vai participar desde a decisão do ano passado de que Timor-Leste, em princípio, vai ser membro”, afirmou à “Lusa” na véspera de partir para a Indonésia, onde irá representar o país no encontro de dois dias.
“É também a primeira reunião da presidência indonésia da ASEAN, o que nos permite, com o estatuto de observador, começar a adaptar-nos à cultura e tradição da organização, familiarizando-nos com as reuniões e o processo”, disse ainda a governante.
O país quer assim aproveitar a oportunidade do evento para serem definidas as linhas mestras do processo a cumprir, de maneira a que Díli possa, ainda em 2023, aderir como membro de pleno direito à organização.