Timor-Leste e Austrália analisam cooperação em segurança marítima

O ministro da Defesa de Timor-Leste, Filomeno Paixão, e o Embaixador australiano no país, William Costello, debateram a cooperação na segurança marítima. Foi igualmente analisado o desenvolvimento de infraestruturas das FALINTIL-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL). 

“Com o Embaixador da Austrália abordamos a cooperação na área da defesa e do Estatuto dos Acordos de Forças (SOFA, em inglês). [Conversámos] ainda sobre formação técnica a 60 elementos das F-FDTL para operarem em dois navios patrulha que serão oferecidos pela Austrália no próximo ano”, partilhou Paixão, citado pela “Tatoli”. 

Discutiram igualmente a construção do Porto de Hera e também foi solicitado à Austrália “que faculte formação aos militares timorenses para lidarem com desastres naturais”

Não ficou de fora o tema da Operação de Manutenção da Paz, bem como a assistência ao desenvolvimento de infraestruturas do Ministério da Defesa e o Plano Mestre para Metinaro e Baucau relacionado com o desenvolvimento militar de 2023 a 2027. 

O representante australiano assegurou que o seu Governo está empenhado em continuar a fortalecer as relações na área da defesa, incluindo o desenho da cooperação para construir novo edifício das F-FDTL. 

“O nosso foco agora é na área de segurança marítima, a primeira chave é a entrega, já no próximo ano, de dois barcos de patrulha australianos, com o objetivo de permitir a Timor-Leste controlar totalmente a sua área marítima. Os dois países vão assinar uma nota de entendimento sobre a defesa”, afirmou Costello.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

O espetáculo “Nuvem”, de Carlos Manuel Rodrigues, vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, estreia…
Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…