O Governo australiano e a Bee Timor-Leste (BTL) assinaram um acordo para a melhoria do sistema de abastecimento de água em Díli, capital timorense. O encontro decorreu nesta quinta-feira, 11 de novembro, segundo a “Tatoli”.
Trata-se de um acordo no valor de quatro milhões de dólares americanos (3.488.650 euros), realizado no âmbito do programa “Parceria para Fortalecer o Desenvolvimento de Sucos e a Administração Municipal”. O documento foi assinado pelo Embaixador da Austrália em Timor-Leste, Peter Roberts, o ministro timorense das Obras Públicas, Salvador Pires, o Presidente da Autoridade Nacional de Água e Saneamento, Domingos Pinto, e representantes do programa mencionado, além de Engenheiros Sem Fronteiras.
De acordo com o ministro Salvador Pires, “o acordo consiste na assistência do Governo australiano e tem como objetivo requalificar e reconstruir os sistemas de abastecimento de água nas zonas de Tohu-Metan, Lakoto e Matudere, que foram danificados na sequência das inundações ocorridas em abril”.
O governante disse ainda que a requalificação dos sistemas vai permitir o normal funcionamento do fornecimento de água canalizada à comunidade do Município de Díli.
Já o diplomata australiano, Peter Roberts, declarou que o Executivo do seu país continua empenhado em auxiliar Timor-Leste no desenvolvimento das infraestruturas básicas, principalmente em relação ao apoio técnico dos Engenheiros Sem Fronteiras à BTL.
“Com a ajuda da BTL e do MOP [ministro das Obras Públicas], queremos apoiar no fornecimento de água às pessoas carenciadas. É muito importante que respondamos às suas necessidades. O programa visa também auxiliar a redução dos impactos das mudanças climáticas”, partilhou.