O responsável da embaixada australiana em Timor-Leste, John Feakes, aproveitou um evento que assinalava o Dia da Austrália nesta quinta-feira, 26 de janeiro, para lembrar os fortes laços entre os dois países.
“A relação com Timor-Leste, seja como for medida, é uma das mais importantes da Austrália e uma das nossas mais valorizadas. É uma relação entre dois países orgulhosamente independentes. Entre dois parceiros iguais”, afirmou, citado pela “Lusa”.
De acordo com o diplomata, a Austrália continua empenhada em apoiar Timor-Leste, apesar de nem sempre ter acertado na sua relação com o país, mas honrando uma dívida para com os timorenses que vem da Segunda Guerra Mundial.
“O objetivo geral da Austrália na região é preservar a nossa soberania, da Austrália, de Timor-Leste e da região. Fazemos isso para que cada um de nós, individualmente, e quando apropriado coletivamente, possamos tomar decisões a favor do nosso interesse nacional, livres de coerção. Nada mais nem nada menos que isso”, concluiu.
Recorde-se que a Austrália foi o país que mais apoiou a ocupação indonésia de Timor-Leste, que decorreu entre 1975 e 1999, e foi dos poucos que reconheceu a anexação do território como província indonésia. A relação entre os dois países tem sido conturbada nos últimos tempos, também devido a negócios como o do Greater Sunrise.