Timor-Leste e Austrália reúnem-se para analisarem fronteiras e cooperação na segurança

Os Altos Funcionários sobre Relações Bilaterais dos governos dos países Timor-Leste e Austrália reuniram-se esta terça-feira, 16 de outubro, em Díli, capital de Timor, para analisarem as fronteiras e a cooperação na segurança, tendo este encontro sido divulgado à imprensa através de um comunicado conjunto.

“As autoridades discutiram a amplitude e profundidade do relacionamento cooperativo de longa data entre Timor-Leste e a Austrália, os interesses partilhados na região e como ambos os países podem colaborar mais estreitamente para promover o seu compromisso comum com a ordem internacional baseada em regras”, pode ler-se no documento.

A reunião, que foi organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MNEC) timorense, demonstrou “a dinâmica do relacionamento desde a assinatura do Tratado de Fronteiras Marítimas em março deste ano”. No entanto, sete meses após a assinatura deste tratado, o mesmo ainda está à espera de ser ratificado, um processo que começou na Austrália devido ao facto do parlamento timorense se encontrar envolvido em questões relacionadas com as contas públicas.

No que respeita ao tema das fronteiras, os governos de ambos os países garantiram que iriam avançar com a implementação do Tratado das Fronteiras Marítimas “assim que os seus processos internos estivessem concluídos e o novo regime regulador tivesse sido acordado com as empresas cujos interesses se moveriam para território exclusivo de Timor-Leste assim que o tratado entrar em vigor”.

A expansão da cooperação bilateral em segurança na região e também as direções futuras para a parceria para o desenvolvimento foram dois dos temas analisados pelos altos funcionários, tendo a Austrália reforçado mais uma vez “o seu apoio aos esforços de Timor-Leste para se juntar à Associação das Nações do Sudeste Asiático, à Organização Mundial do Comércio e à Commonwealth das Nações, da qual a Austrália é um membro fundador”.

As figuras principais da reunião foram o diretor-geral de Assuntos Bilaterais do MNEC, Isílio Coelho, embaixador que liderou a delegação de Timor-Leste, e a primeira secretária adjunta da Divisão do Sudeste Asiático do Departamento de Relações Exteriores e Comércio, Julie Heckscher, líder da delegação australiana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

O Presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) Jorge Bom Jesus, acredita numa “vitória”…
STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

Terminou esta sexta-feira em São Tomé e Príncipe, a campanha eleitoral para as eleições legislativas, autárquicas e regionais marcada para…
Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

As remessas da diáspora portuguesa em Angola aumentaram 37,5% em julho, o que significa 41,3 milhões de euros. Estes são…
Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

O Ministério das Finanças de Cabo Verde indica que o ‘stock’ da dívida pública aumentou, até julho, 152,5% do Produto Interno…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin