O ministro da Presidência do Conselho de Ministros de Timor-Leste, Fidelis Magalhães, reuniu-se nesta quarta-feira, 21 de abril, com o Embaixador da Austrália no país, Peter Roberts, no Palácio do Governo, em Díli.
Fidelis Magalhães agradeceu o apoio da Austrália a Timor-Leste, tanto no combate à Covid-19 como na resposta às inundações registadas no início deste mês. Segundo o governante, o país enfrenta, atualmente, dois grandes desafios, relacionados com a pandemia e com os desastres naturais, tendo o Governo timorense de dividir a sua ação entre a intervenção de emergência, a recuperação dos estragos e a resposta aos impactos socioeconómicos.
Durante o encontro foi então analisado o pacote de apoio do Governo australiano, no valor de sete milhões de dólares australianos (cerca de quatro milhões de euros), para a resposta às inundações de 04 de abril, provocadas pelo ciclone tropical Seroja.
Ao abrigo deste pacote de assistência humanitária, chegaram ao país diversas toneladas de suprimentos de emergência e uma equipa de assistência médica australiana que, além de ajudar na resposta de emergência, vai trabalhar com uma equipa do Ministério da Saúde no âmbito do combate à Covid-19.
O governante e o diplomata mencionaram igualmente o compromisso da Austrália no envio de doses de vacinas AstraZeneca fabricadas na Austrália. O objetivo do Governo timorense é ter a população toda vacinada até ao final deste ano.