O ministro das Finanças de Timor-Leste, Rui Gomes, e o representante do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD), Sunil Mitra, assinaram o primeiro acordo de contribuição financeira para a construção de infraestruturas de abastecimento de água e saneamento.
A construção dessas infraestruturas será feita nos municípios de Lautém, Manufahi e Viqueque. Trata-se de um investimento de 50 milhões de dólares norte-americanos (cerca de 42 milhões de euros).
“Cerca de 60% do total de um empréstimo do BAD a Timor-Leste, que mostra confiança no Governo timorense e garante assistência técnica e subsídios para o desenvolvimento do capital humano, a melhoria da produtividade, o crescimento do emprego e o investimento no setor privado”, disse Rui Gomes através de um comunicado.
O documento divulgado indica que o acordo prevê um empréstimo de 47 milhões de dólares (quase 40 milhões de euros) e subsídios de três milhões de dólares (cerca de 2.500.000 euros). Caberá ao Governo timorense contribuir com 12,5 milhões de dólares.
Trata-se assim de uma contribuição financeira de 62,5 milhões de dólares no total. Esta será destinada para um projeto de fornecimento de água e saneamento para melhorar a qualidade de vida de 62 mil habitantes nos três municípios mencionados.
Ainda segundo o comunicado, o projeto terá a duração de cerca de oito anos. A conclusão do mesmo está prevista para setembro de 2028.