O Dia Mundial de Combate à Malária celebrou-se neste domingo, 25 de abril. Para assinalá-lo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou as conquistas alcançadas em países que se aproximam da eliminação da doença, como Timor-Leste e Cabo Verde.
Timor-Leste relatou apenas um paciente, fazendo assim parte das nações classificadas como tendo chegado a excelentes progressos rumo ao fim de casos desta doença.
Já Cabo Verde encontra-se entre oito nações que relataram zero casos durante três anos, até ao final de 2020. O arquipélago integrou parte da iniciativa conhecida como E-2020, apoiada pela agência da Organização das Nações Unidas (ONU).
Neste ano de 2021, a OMS anunciou 25 países com potencial para erradicar a malária em um prazo de cinco anos. Os mesmos irão receber auxílio especializado e orientação técnica para alcançarem essa meta.
Recorde-se que em 2019 a doença infetou cerca de 229 milhões e matou 409 mil pessoas em 87 países. Destes, 46 reportaram menos de 10 mil pacientes, em comparação com 26 nações em 2000.