A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Adaljiza Magno, informou que o país e a China vão assinar brevemente um conjunto de cooperações bilaterais que incluem áreas como a agricultura, a saúde, a comunicação social e a aviação.
A declaração foi feita nesta segunda-feira, 30 de maio, depois de uma reunião com o primeiro-ministro, Taur Matan Ruak. Nesse encontro, Magno informou-o acerca do processo de preparação para receber a visita do conselheiro de Estado e chanceler chinês, Wang Yi, prevista para os dias 03 e 04 de junho.
“Vamos assinar vários acordos, sobretudo em Serviço Aéreo, economia, agricultura, água e saneamento, assistência na digitalização da Rádio e Televisão de Timor-Leste (RTTL) e a vinda de profissionais de saúde para o país”, partilhou a ministra, citada pela “Tatoli”.
Ainda segundo a governante, existe a possibilidade de haver mais acordos em outras áreas, mas ainda estão em “fase de discussão”. Acrescentou que Wang Yi vai reunir-se com o Presidente timorense, José Ramos-Horta, com o primeiro-ministro e também com outras entidades de relevo do país.