O Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor-Lorosa’e (UNTL) está a realizar, em parceira com a Embaixada de Portugal em Díli, a sexta edição das jornadas pedagógicas sob o tema “Desafios do ensino e investigação da língua portuguesa na Ásia”. O evento começou nesta quarta-feira, 13 de outubro, e termina na sexta-feira, dia 15.
Segundo o Coordenador Científico-Pedagógico do Projeto FOCO.UNTL (Formar, Orientar, Certificar e Otimizar), Paulo Faria, as jornadas têm um carácter científico-pedagógico. O objetivo é ajudar os estudantes e docentes da UNTL a desenvolverem hábitos de pesquisa, investigação e elaboração de artigos científicos.
Por sua vez, o Embaixador de Portugal em Timor-Leste, José Machado Vieira, disse que o evento em questão permite a reflexão sobre o ensino da língua portuguesa em Timor-Leste. A sexta edição das jornadas, continuou, vai para além das edições anteriores no que diz respeito ao âmbito geográfico.
O diplomata considera esta edição como uma das mais ambiciosas, por pretender refletir acerca dos desafios do ensino e investigação da língua portuguesa na Ásia.
O Reitor da UNTL, João Soares Martins, observou que o evento trata-se de uma discussão entre académicos sobre a utilização da língua portuguesa em Timor-Leste e na Ásia, tendo dado igualmente Macau como exemplo.