O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fidelis Magalhães, reuniu-se com a Chefe da Missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Ihma Shareef, no Palácio do Governo, em Díli.
O encontro foi realizado esta segunda-feira, 25 de outubro, e divulgado no portal do Governo de Timor-Leste. Segundo a fonte, a ocasião serviu para debater a cooperação para o reforço da prevenção e do combate ao tráfico de pessoas. A OIM disponibilizou-se para apoiar o Governo timorense contra o crime em questão.
A representante da OIM mencionou igualmente a entrega oficial ao Ministério do Interior de três máquinas de verificação de documentos de identificação e de viagem. Os equipamentos vão ser instalados no Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato, em Díli, e também nos postos fronteiriços de Batugade e Sakato.
Trata-se de máquinas que visam permitir a deteção de documentos falsos de identificação e de viagem, de maneira a fortalecer o sistema nacional de imigração e a gestão de fronteiras para lidar com o crime organizado transnacional e a migração irregular.
O país criou em julho a Comissão de Luta contra o Tráfico de Pessoas para assegurar a existência de uma ação coordenada entre os vários intervenientes na luta contra o tráfico humano, para que sejam definidas as necessárias políticas e estratégias com vista a uma prevenção eficaz e a luta contra este crime.