O Embaixador da União Europeia (UE) em Timor-Leste, Andrew Jacobs, encontrou-se com o chefe de Estado, Francisco Guterres Lu-Olo, para receber informações relacionadas com o desenvolvimento político e a mudança da composição na estrutura do atual Governo.
“Quero agradecer muito a Sua Excelência, o Chefe de Estado, por me ter dado a conhecer a evolução da vida política e a mudança da estrutura governamental do país”, declarou aos jornalistas depois do final do encontro com Lu-Olo no Palácio Presidencial Nicolau Lobato, no Bairro Pité.
O representante da UE disse também que, durante a reunião, ambos concordaram em fortalecer a cooperação entre Timor-Leste e a UE, visando desenvolver o valor democrático, os direitos humanos e a cooperação multilateral.
Foi ainda abordado, no âmbito da nova cooperação, a questão do desenvolvimento económico para os próximos sete anos, que começará em 2021. A nova cooperação vai centrar-se no apoio ao desenvolvimento sustentável nas áreas rurais.
A UE, acrescentou, deu até hoje o seu contributo em várias áreas, com destaque para o apoio à nutrição, à produção agrícola, à corrupção, ao combate à desflorestação, na justiça, na boa governação, diversificação económica, descentralização e finanças públicas.