Timor-Leste: Embaixador na Austrália afirma que China é opção para campos do Greater Sunrise

O embaixador timorense na Austrália declarou em Camberra, capital australiana, que Timor-Leste irá recorrer a capital chinês para desenvolver os campos petrolíferos do Greater Sunrise, bem como projetos associados, caso os investidores de outros países como a Austrália, o Japão, os Estados Unidos da América ou a Coreia do Sul não avancem.

Abel Guterres avançou que o seu país continua confiante nas perspetivas de desenvolvimento do Sunrise, nomeadamente o projeto de um gasoduto até ao sul de Timor-Leste. “Se os nossos amigos norte-americanos, australianos, japoneses e coreanos não avançarem, então, não temos escolha: os chineses têm capital”, afirmou numa entrevista dada ao “Australian Financial Review”.

O representante timorense acrescentou ainda que “há capital: é uma questão de como lidamos com as questões que existem para construir a confiança dos investidores”.

Esta entrevista é dada poucos dias antes de Timor-Leste concluir a compra de uma participação maioritária de 56,6% no consórcio dos poços petrolíferos Greater Sunrise, no mar de Timor, no valor de 650 milhões de dólares (cerca de 580 milhões de euros). O dinheiro sairá do Fundo Petrolífero do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Adolescente morre depois de suposta tortura em ritual de fanado

Guiné-Bissau: Adolescente morre depois de suposta tortura em ritual de fanado

O corpo sem vida de Amadu Serra, 17 anos, foi levado esta segunda-feira para o hospital regional de Buba, sul…
Apoios extraordinários  pagos às famílias a partir de 20 de outubro

Apoios extraordinários pagos às famílias a partir de 20 de outubro

Os apoios extraordinários a titulares de rendimentos e de prestações sociais das famílias (de 125 euros), jovens e crianças (de…
Moçambique: Nyusi anuncia seis membros de honra da Frelimo

Moçambique: Nyusi anuncia seis membros de honra da Frelimo

O reeleito líder da Frelimo, Filipe Nyusi, proclamou seis membros de honra do partido nesta segunda-feira, 26 de setembro. Segundo…
Guiné Equatorial assina Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares

Guiné Equatorial assina Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares

A Guiné Equatorial assinou o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, aprovado por uma conferência diplomática na Organização das Nações…