O chefe das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), major general Lere Anan Timur, ameaçou que vai prender os dirigentes de um recém-criado movimento que pretende manifestar-se contra o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo.
A posição foi manifestada perante os jornalistas, em reação ao protesto planeado para esta terça-feira, 01 de setembro, por um novo grupo timorense que defende a resignação do chefe de Estado.
Esse movimento considera que Lu-Olo não respeitou a Constituição e tem atuado mais em defesa dos interesses da sua própria força política, Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin), do que de toda a população.
Como tal, referiu ainda, o governante não deu posse a vários membros do maior partido da coligação vencedora das eleições de 2018, o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), de Xanana Gusmão.
Entretanto, o comandante das F-FDTL lembrou que o país foi constituído “com a morte e sofrimento de muita gente”. Tendo isso em conta, explicou também, não vai permitir a atuação de “qualquer grupo que venha destruir a unidade dos líderes e da nação”.
Lere Anan Timur acrescentou que o Presidente da República foi eleito pelo voto e que qualquer destituição deve seguir os parâmetros definidos na lei.