A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou um apoio financeiro e técnico ao Governo de Timor-Leste para a implementação do programa de assistência financeira às famílias, no âmbito das medidas socioeconómicas de resposta à pandemia da Covid-19.
“Uma resposta oportuna, rápida e coordenada ajudará a reduzir o impacto socioeconómico devastador da Covid-19”, declarou o coordenador residente das Nações Unidas, Roy Trivedy.
As Nações Unidas irão dar assistência técnica no valor de 934 mil dólares (cerca de 862 mil euros), bem como apoio técnico, através da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da ONU Mulheres, “para auxiliar o Ministério da Solidariedade Social e Inclusão (MSSI) e parceiros relacionados na implementação do programa de proteção social que ajudará as famílias em Timor-Leste durante este período difícil”.
O financiamento virá do Fundo de Resposta e Recuperação da Covid-19 da ONU, estabelecido pelo secretário-geral, António Guterres. Serão transferidos 748 mil dólares (cerca de 690 mil euros) para o Fundo Covid-19 do Governo, “especificamente direcionado para ajudar a implementar o programa de assistência” às famílias do MSSI.
O restante montante será usado, através da ONU Mulheres, “para auxiliar o processo de monitorização e avaliação do programa”, incluindo apoio a grupos da sociedade civil, organizações de mulheres e grupos marginalizados, além de instituições governamentais relevantes.
“Também serão mobilizados outros conhecimentos técnicos e apoio em espécie através de outras agências da ONU em Timor-Leste para apoiar os Ministérios relevantes envolvidos na implementação deste programa muito importante e oportuno”, acrescentou Trivedy.
Recorde-se que o Governo aprovou um pacote de medidas socioeconómicas para responder ao impacto da pandemia do novo coronavírus, o que inclui um subsídio direto de 100 dólares (cerca de 90 euros) por mês, durante três meses, às famílias timorenses.