O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, está confiante de que o partido conseguirá aumentar a sua representação parlamentar através das eleições legislativas, marcadas para 21 de maio.
“Nós é que estamos a construir a alternativa. [Os parceiros da plataforma] podem manter ou até diminuir um ou dois, mas nós vamos aumentar muito. A Fretilin vai crescer muito, talvez para 30 ou mais cadeiras”, declarou numa conferência de imprensa realizada em Díli, segundo a “Lusa”.
O político mencionou assim a plataforma que sustenta o atual Governo, constituída pela Fretilin, pelo PLP e pelo KHUNTO. Estas três organizações políticas já se comprometeram a manter a aliança após o sufrágio.
Recorde-se que, apesar de a Fretilin ser o maior partido no Parlamento, o Governo é liderado pelo presidente do PLP, Taur Matan Ruak.
“A Fretilin tem duas ou três pessoas com capacidade para ser primeiro-ministro. E naturalmente que o primeiro-ministro [do próximo Governo] será da Fretilin. Isto agora não é viabilização, como até aqui. Agora é uma eleição. Cada um vai à procura de votos e quem tiver maior número de votos lidera o Governo”, garantiu.