Apoiantes da Fretilin

Timor-Leste: Fretilin participará em novo Governo se puder liderar o Executivo

A Fretilin, maior partido no Parlamento timorense e atualmente na oposição, informou que só vai aceitar fazer parte de um novo Executivo, como solução à crise política no país, se o liderar. 

A posição foi manifestada em entrevista pelo chefe de bancada da formação política, Aniceto Guterres Lopes, que explicou que essa exigência inclui o facto de novo primeiro-ministro ou chefe do Executivo ter de ser da Fretilin, o que significa que Taur Matan Ruak abandonaria o referido cargo. 

Apesar de o político dizer que a Fretilin está aberta ao diálogo com qualquer força política e que seria melhor haver um diálogo sem pré-condições, reiterou que o partido deve liderar o novo Executivo. 

Quando questionado sobre opções de coligação com o CNRT, organização política dirigida por Xanana Gusmão e a maior força da coligação pré-eleitoral do atual Governo, Aniceto Lopes respondeu que a Fretilin está aberta a todas as hipóteses, apesar de preferir alianças com os partidos com assento parlamentar. 

Recorde-se que esta crise política surge na sequência do chumbo do Orçamento Geral do Estado para 2020, ocorrido em janeiro. O Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, já veio afirmar aos jornalistas que as eleições antecipadas são o “último recurso” para resolver a situação, apelando a que os partidos no Parlamento encontrem uma solução e indicando que, até lá, Matan Ruak continua em plenitude de funções enquanto primeiro-ministro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin