Secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri

Timor-Leste: Fretilin responsável pelas pastas das Finanças, Saúde e Administração Estatal

O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, disse em entrevista que membros da formação política vão ocupar, entre outras, as pastas da Finanças, Saúde, Administração Estatal, Turismo, Comércio e Indústria no atual Governo timorense.

Esses membros são aqueles que têm um perfil “mais tecnocrata”. Por enquanto, estão a ser preenchidos os cargos que ficaram vazios após a não tomada de posse de vários membros do Governo.

Segundo o político, o partido terá cinco membros no executivo, recomendando um sexto nome, do Partido Democrático (PD), para formar um executivo “de grande inclusão”.

Para que o processo avance rapidamente, o primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, terá de apresentar propostas ao Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, cabendo ao último considerar e dar posse aos membros mencionados.

Quanto aos integrantes do CNRT, organização política liderada por Xanana Gusmão, Alkatiri sublinhou que “nenhum vai ser demitido”, a menos que o próprio CNRT queira retirá-los.

São muitos os cargos vagos no executivo desde a sua tomada de posse em 2018, uma vez que Lu-Olo, também presidente da Fretilin, recusou dar-lhes posse, por terem “o seu nome identificado nas instâncias judiciais competentes” ou terem “um perfil ético controverso”. A maior parte dos recusados eram membros do CNRT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

O Presidente russo recomenda aos países vizinhos da Rússia que “não agravem a situação, não imponham limitações”. Vladimir Putin diz…
Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin