Timor-Leste: Fundo Petrolífero sofre baixa de USD 19,17 mil milhões

O saldo do Fundo Petrolífero de Timor-Leste era de 19,17 mil milhões de dólares norte-americanos no terceiro trimestre de 2021, até 30 de setembro. Nesse mesmo período de 2020 registava-se um saldo de 19,49 mil milhões de euros. 

“O relatório mostra que as entradas brutas de capital foram de 123,80 milhões de dólares, consistindo em 41,85 milhões de dólares de contribuições para o fundo, 76,13 milhões de pagamentos de direitos (royalties), provenientes da Autoridade Nacional do Petróleo e Minerais, e 5,81 milhões de dólares oriundos das taxas anuais de tubulação”, pode ler-se no comunicado divulgado pela “Tatoli”. 

No mesmo documento é referido que o rendimento líquido dos investimentos do fundo foi de 6,86 milhões de dólares, uma vez que 66,67 milhões de dólares dizem respeito a dividendos e juros. Já -49,52 milhões são referentes aos resultados das alterações do valor de mercado dos instrumentos detidos e -4,83 milhões correspondem à perda em taxas de câmbio. 

“O resultado foi um retorno para a carteira do fundo de 0%, enquanto que o do referencial (benchmark, em inglês) para o mesmo período foi de 0,05%”, lê-se ainda. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, tem como meta fazer com que a Economia Digital contribua com 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Este objetivo…
Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

A Grécia manifestou a Angola o seu desejo de estabelecer cooperação nos domínios da Segurança Marítima, Comércio, Turismo, Indústria, Agricultura e Inovação. Essa…
Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

A presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) Luísa Meque, apelou às comunidades que residem nas…
Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Os trabalhadores timorenses na Coreia do Sul já enviaram para Timor-Leste, de 2009 a 2021, cerca de 39 milhões de dólares…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin