Portugal | Timor Leste

Timor-Leste: GNR disponibiliza formação para elementos da PNTL

A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Portugal disponibilizou uma formação para 53 elementos da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), com o objetivo de ocuparem cargos de oficiais inspetores assistentes. A formação durará nove meses e decorrerá no Centro da Academia de Formação da Polícia (CPF), em Comoro, localizado na cidade de Díli, capital timorense. 

O Governo de Timor-Leste, através do Ministério do Interior (MI), agradeceu ao congénere português a disponibilidade para promover esta formação. Por sua vez, o ministro Interior em exercício, Filomeno da Paixão de Jesus, enalteceu o trabalho realizado pelo CFP, que assegura questões relacionadas com a pedagogia ao currículo para a capacitação de todos os agentes policiais. 

“Em nome do Governo, quero agradecer o apoio concedido pela equipa formadora da GNR, através da cooperação bilateral entre os governos de Timor-Leste e Portugal. A GNR prestou ajuda à PNTL nos processos de concurso e seleção”, declarou o governante durante a visita efetuada ao CPF. 

Nessa ocasião, o ministro e a sua equipa reuniram-se com os 53 elementos candidatos a inspetores assistentes e abordou questões sobre a frequência da formação. 

Dos requisitos que levaram à seleção dos candidatos vindos de vários comandos da polícia de municípios fazem parte o de possuir o curso de bacharelato, ter exercido o cargo de sargento durante quatro anos e não ter mais de 50 anos, entre outros. 

“Os 53 formandos têm agora a possibilidade de se poderem exprimir em português. O Governo decidiu implementar um diploma ministerial, emitido pelo Ministério do Interior, para que fosse realizado o primeiro curso de inspetor assistente na PNTL. Constatámos que a participação das mulheres é ainda muito reduzida, pelo facto de termos aberto mais vagas para os oficiais. Espero que a participação das mulheres possa aumentar no futuro próximo”, discursou Paixão de Jesus.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo