Timor-Leste: Governo aprova apoio de incapacidade devido a vacina contra Covid-19

O Governo timorense aprovou nesta quarta-feira, 21 de julho, em Conselho de Ministros, a criação de apoios financeiros em caso de morte ou incapacidade resultantes da administração da vacina contra a Covid-19.

De acordo com o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fidelis Magalhães, a proposta foi apresentada pelo ministro das Finanças, Rui Gomes. “Este projeto de Decreto-Lei já havia sido objeto de deliberação na Reunião do Conselho de Ministros de 23 de junho de 2021”, começou por dizer.

“Contudo, devido à introdução de algumas alterações na fase de redação final, tornou-se necessário submetê-lo a nova deliberação do Conselho de Ministros”, prosseguiu.

Também segundo o governante, a iniciativa legislativa visa prevenir as situações em que se registem efeitos secundários mais graves, de maneira a prever a devida compensação às pessoas afetadas pela vacina contra a Covid-19.

“O Decreto-Lei define que, no caso de incapacidade inferior a 30% provocada pela vacina contra a Covid-19, será atribuída uma compensação no valor de mil dólares americanos [849 euros]. Se a capacidade se situar entre os 30% e os 70% será atribuído um valor de 2.100 dólares americanos [1.782 euros] e, no caso de a vacina provocar uma incapacidade superior a 70%, será atribuído um montante de sete mil dólares americanos [5.940 euros], explicou.

Quanto à eventualidade de morte provocada pela inoculação da vacina, continuou Fidelis Magalhães, a compensação será de dez mil dólares (8.486 euros). “A verificação da situação de morte ou de incapacidade e da sua relação com a vacina contra a Covid-19 é realizada por avaliação médica e cabe ao Ministério da Saúde o reconhecimento do direito ao apoio”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Amadeu Oliveira em prisão preventiva

Cabo Verde: Amadeu Oliveira em prisão preventiva

O Tribunal da Relação de Barlavento decidiu colocar o advogado e deputado Amadeu Oliveira em prisão preventiva. A sentença foi…
Espanha acusa ex-ministro das Finanças de Angola de corrupção

Espanha acusa ex-ministro das Finanças de Angola de corrupção

O ex-ministro da Finanças de Angola, Archer Mangueira, está a ser acusado de corrupção pelo fisco espanhol, juntamente com o…
Revista de Imprensa Lusófona de 21 de julho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 21 de julho de 2021

A “STP-Press”, agência de notícias de São Tomé e Príncipe, destaca “Eleições: Posser da Costa defende reclamações de Delfim e…
Candidaturas abertas para prémio pioneiro em biotecnologia

Candidaturas abertas para prémio pioneiro em biotecnologia

ALUMNI da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e AMYRIS lançam prémio Internacional de Inovação em Biotecnologia Chama-se Amyris…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin